Ato contra aborto leva 5 mil à Esplanada dos Ministérios

04/11/2014 20:48

Manifestantes contrários ao aborto se reuniram na tarde desta terça-feira (4) em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para protestar contra o projeto de lei em tramitação na Câmara Federal e cobrar a votação de outras propostas.

O ato começou na Torre de TV no início da tarde e chegou ao Congresso por volta das 16h30, mas a chuva e o forte vento que atingiram a área central da capital dispersaram o grupo, cerca de meia hora depois.

A ação foi coordenada pelo Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida Brasil Sem Aborto. Este foi o sétimo ato organizado pela entidade. Segundo os manifestantes, o protesto teve mais participantes do que em 2013, quando reuniu 7 mil pessoas. A Polícia Militar estimou que 5 mil estiveram no ato desta terça.

saiba mais

O secretário-geral do Brasil Sem Aborto, Allan Araújo, diz que a principal preocupação do movimento é acompanhar a reforma do Código Penal, em tramitação no Senado. O texto prevê a descriminalização do aborto até o terceiro mês de gestação.

Textos que aumentam as restrições sobre a interrupção da gravidez recebem o apoio do movimento. Entre os exemplos estão o Estatuto do Nascituro, proposto em 2007, que estabelece proteção jurídica ao feto, e uma proposta de emenda à Constituição que estabelece a inviolabilidade do direito à vida desde a concepção.